Próxima Notícia
Painel Tributário n. 68
Destaques | Editor |

Novas medidas da União Europeia impactam Exportadores e Agronegócio

«European Green Deal»: União Europeia adota medidas de combate ao desmatamento e tributação de bens com altas taxas de emissão de carbono, com impacto sobre empresas e agronegócio brasileiro. E mais: autorregulamentação da FEBRABAN vai negar crédito aos frigoríficos que compram gado de áreas desmatadas.
 

Por Matheus Manhães Schmitt.


Legale, n. 864.
 
O Parlamento Europeu aprovou recentemente uma lei que impacta diretamente as cadeias produtivas de commodities, incluindo soja, gado, café, cacau, madeira, óleo de palma e borracha, e seus inúmeros derivados, o que obriga aos importadores europeus ― e, portanto, aos exportadores brasileiros ― comprovar que seus produtos e mercadorias não estão associados ao desmatamento e a degradação florestal em seus países de origem.

Os importadores europeus serão obrigados a rastrear os produtos e mercadorias nos países de origem e comprovar que estes não são originários de áreas desmatadas ou que contribuíram com a degradação florestal. Ademais, um sistema de avaliação comparativa deverá ser implementado pela União Europeia que classifica os países de origem dos produtos e mercadorias e atribui um nível de risco associado ao desmatamento do tipo «baixo risco», «risco padrão» e «alto risco».

A categoria de risco determinará o nível das obrigações específicas dos importadores europeus e das autoridades dos Estados-Membros da União Europeia no que diz respeito à realização de inspeções e controles, o que facilitará um acompanhamento reforçado para os países de alto risco e simplificará a diligência devida para os países de baixo risco.

A lei inclui ainda disposições sobre sanções que os Estados-Membros devem garantir que sejam eficazes, proporcionais e dissuasivas contra os importadores europeus que não cumprirem a nova resolução legislativa. No caso, multas proporcionais aos danos ambientais e ao valor das mercadorias ou produtos relevantes em causa, fixadas em, pelo menos, 4% sobre o valor do volume anual das importações, além de incluir uma exclusão temporária dos processos de contratação pública e do acesso a serviços públicos de financiamento.

O regulamento fixa o dia 31 de dezembro de 2020 como marco para as novas regras, o que significa que só os produtos não associados ao desmatamento e a degradação florestal após 31 de dezembro de 2020 poderão acessar o mercado comum europeu. Essa pressão sobre os importadores europeus inevitavelmente vai chegar aos exportadores brasileiros que terão o prazo de 18 meses para realizar as adequações necessárias com base na nova lei, ou seja, até setembro de 2024.
 
 
Carbon Border Adjustment Mechanism: o imposto de fronteira de compensação

Além da nova lei relacionada às cadeias produtivas de commodities, também já está em vigor, segundo a assessoria de comunicação da Comissão Europeia, o «Mecanismo de Ajuste de Fronteiras de Carbono» (CBAM), que consiste em um imposto de fronteira sobre as importações de determinados bens, correspondente ao tributo pago pela indústria local sujeita ao regime de licenças para emissão de carbono.

O «Carbon Border Adjustment Mechanism» (CBAM) tem como alvo a importação de produtos cujas cadeias possuem altas taxas de emissão de carbono, a fim de compensar o esforço local pela redução das emissões e estabelecer a equidade entre as empresas europeias e estrangeiras ― e evitar realocação da emissão de carbono, o chamado «vazamento de carbono», que consiste no deslocamento das indústrias europeias para países com padrões ambientais menos exigentes que os padrões europeus.

Estão na lista do mecanismo de compensação, em razão do volume de carbono associado, nessa 1ª fase, os seguintes itens: alumínio, aço e ferro, cimento, eletricidade e fertilizantes, estendido para o hidrogênio. A lista poderá ser ampliada no futuro.
 
 
O CBAM será baseado em certificados

As empresas importadoras da UE serão obrigadas a declarar as emissões dos importados e adquirir os certificados que representam a quantidade dessas emissões, cujo preço será determinado com base no sistema de permissões do regime de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia (RCLE-UE), em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), afetando, por sua vez, os países exportadores.

O regulamento entrou oficialmente em vigor no último dia 17 de maio, no dia seguinte à sua publicação no Jornal Oficial da UE. O CBAM, propriamente dito, entrará em vigor em sua fase transitória em 1º de outubro de 2023, fase em que os importadores serão obrigados apenas a relatar suas emissões. A tributação nas fronteiras deve começar em 2026.
 
 
European Green Deal: o pacto europeu pela ecologia

As iniciativas fazem parte do European Green Deal, uma estrutura política ambiciosa proposta pela Comissão Europeia, com o objetivo de delinear um caminho para a União Europeia rumo à neutralidade climática e à sustentabilidade, até 2050. O plano abrange vários objetivos, incluindo alcançar a neutralidade climática, promover a transição de energia limpa, fomentar a indústria e a mobilidade sustentáveis, conservar a biodiversidade, implementar um sistema alimentar sustentável e promover a economia circular.
 
 
+ Mais

Agropecuária: autorregulamentação da FEBRABAN vai negar crédito aos frigoríficos que compram gado de áreas desmatadas

Desde o dia 30 de maio, uma lista de vinte e uma entre as maiores instituições bancárias do País, assumiram o compromisso de que concederão créditos apenas para os frigoríficos e matadouros que comprovarem que não compram gado de abate proveniente de áreas de desmatamento ilegal da Amazônia e do Maranhão.

A decisão, firmada por bancos como o Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal, vale para fornecedores diretos e indiretos e faz parte de um protocolo comum de autorregulação para a cadeia de carne bovina, firmado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para combater o desmatamento na região.

A medida está alinhada com a nova legislação europeia e configura o primeiro protocolo detalhado, com base em diretrizes de sustentabilidade, elaborado pelos bancos brasileiros para um setor econômico específico. Os bancos signatários do protocolo se comprometeram em exigir dos seus clientes a implementação de um sistema de rastreabilidade e monitoramento do gado até dezembro de 2025, data a partir da qual os empréstimos serão possíveis somente para os frigoríficos que cumprirem as exigências.

Considerando a previsão de crescimento de 20% na produção agrícola brasileira até 2030, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, há uma crescente pressão para que os atores do agronegócio adotem práticas mais sustentáveis, tanto dentro quanto fora da porteira. A manutenção da projeção internacional do agronegócio brasileiro no acesso a mercados e na liderança global na produção de alimentos está intimamente ligada às mudanças futuras, o que pode resultar em crescimento econômico para o setor a curto e longo prazo.

No curto prazo, especialmente no caso das distribuidoras de insumos agrícolas, elas passarão a ser vistas pelos produtores como uma alternativa para obtenção de crédito, em vez das instituições bancárias tradicionais, até que as adequações necessárias em razão das novas normas ambientais, nacionais e internacionais, sejam efetivadas. No longo prazo, a recuperação de áreas degradadas no lugar da abertura de novas fronteiras agrícolas favorece o crescimento da produção sem sacrificar a proteção e preservação de áreas ambientais e garante a conformidade com a nova tendência legislativa global.
 
 
 

Corporativo e Agroindústria >
Ambiental e Sustentabilidade >
 
 
 

Sócia das Áreas: Amanda Pesciutti Duarte >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

O hub «Agro» do Corporativo Vaz de Almeida, em Campinas, São Paulo, é experimentado na liderança dos temas contratuais, regulatórios e tributários da Agroindústria, atuando com experiência ― e em posição de vantagem ―, há mais de 20 anos, em operações comerciais internacionais, operações de financiamento, de mercado de capitais, de emissões de títulos, incluindo a negociação, a elaboração e a gestão de contratos de venda e compra de créditos de carbono nos mercados regulado e voluntário.
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.