Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

STF declara inconstitucional cobrança de ICMS na remessa de mercadorias entre estabelecimentos

STF declara inconstitucional cobrança de ICMS na remessa de mercadorias entre estabelecimentos
Empresas podem requerer, judicialmente, a restituição dos montantes recolhidos nos últimos 5 anos.

por Mauricio Nucci

Em decisão unânime, os ministros do STF declararam a inconstitucionalidade da cobrança do ICMS sobre o deslocamento de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular localizados em Estados distintos, declarando a inconstitucionalidade dos artigos 11, § 3º, II; 12, I, e 13, §4º, da Lei Complementar Federal 87 (1996).

O julgamento ratificou, em sede de controle concentrado, o entendimento recentemente consolidado por meio do julgamento do tema 1099 de Repercussão Geral, cuja tese fixada foi a de que «Não incide ICMS no deslocamento de bens de um estabelecimento para outro do mesmo contribuinte localizados em Estados distintos, visto não haver a transferência da titularidade ou a realização de ato de mercancia».

O Relator da ação, Ministro Edson Fachin, defendeu que ainda que algumas transferências entre estabelecimentos do mesmo titular possam gerar reflexos tributários, a interpretação de que a circulação meramente física ou econômica de mercadorias gera obrigação tributária é inconstitucional.

Na interpretação do Ministro, o conceito jurídico de circulação de mercadorias, entendido como aquele em que há a transferência de titularidade dos bens, deve prevalecer sobre o mero deslocamento de bens entre estabelecimentos do mesmo titular, independentemente se dentro de uma mesma unidade federada ou se entre unidades federadas distintas.

Diante do julgado, as empresas podem rever suas práticas bem como requerer, judicialmente, a restituição dos montantes recolhidos nos últimos cinco anos.

Nossas áreas de Contencioso Administrativo e Judicial Tributário e de Planejamento Estratégico Tributário estão prontas para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e eliminação de riscos e contingências, por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas. Entre em contato.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.