Sobre Nós |

Vaz de Almeida participa de pesquisa sobre Diversidade e Inclusão de Análise Advocacia

Legale n. 815 ― Diversidade e Inclusão: não se trata apenas de uma vantagem competitiva. Conheça um pouco da nossa Cultura pela diversidade.

A pesquisa ‹Diversidade e Inclusão› tem como objetivo valorizar as melhores práticas em inclusão, respeito pela diversidade e equidade nos escritórios de advocacia. Promovida por Análise Editorial, uma comunidade de jornalistas dedicada à publicação de pesquisas e análises de mercado, a 2ª edição da pesquisa reconheceu as contribuições de 386 escritórios, a respeito de suas iniciativas em D&I.

O selo não é uma certificação de qualidade a respeito das práticas e iniciativas dos escritórios e sim do reconhecimento dos esforços que muitas firmas estão fazendo com seus times.

Uma mudança de paradigma
Numa perspectiva estritamente material, bem pragmática, do ponto de vista dos negócios, o respeito pela diversidade e pela equidade de gêneros é a ‹única hipótese inteligente e sustentável› para modelar equipes de trabalho criativas, poderosamente sinérgicas, adaptáveis e abertas para lidar com as exigências dos novos mercados e das novas demandas corporativas.

Numa perspectiva bem mais ampla e profunda, acreditamos que uma Cultura realmente inclusiva acolhe a diversidade, desobstrui as barreiras sociais e abraça a pessoais inteiras, sem negligenciar um aspecto se quer de suas vidas e suas histórias ― a ‹única hipótese humana› capaz de abraçar a dignidade irredutível das pessoas.

Para nós, o desafio consiste justamente em avançar de um paradigma ao outro sem reduzir o tema da Diversidade e Inclusão a uma ‹política de Gestão de Pessoas›, muito menos numa instrumentalização das pautas sociais pelo nosso Núcleo de Comunicação.

Temos visto em nosso mercado, por meio dos nossos contatos e pelas mídias, o saldo negativo e o incômodo que resultam das contradições entre os discursos e as práticas em muitos escritórios.

Mas acreditamos, por outro lado, que muitos escritórios praticam a D&I silenciosamente e genuinamente.

Em caminho: recomeçar sempre
Nosso juízo, porém, não nos torna imunes: reconhecemos que um ecossistema diverso e inclusivo nunca se conquista definitivamente. E reconhecemos também, o respeito pela diversidade e pela equidade de gêneros se constrói em caminho e solicitam um processo educativo contínuo.

Celebramos, enfim, a diversidade, e desafiamos a nós mesmos, continuamente, a fim de que todos sintam orgulho de serem quem são ou de quem querem ser.

Por isso, assumimos o compromisso de nos esforçar por manter nossa comunidade livre de todas as formas de discriminação com base em características genotípicas ou fenotípicas, neurodiversidade e condições de saúde limitantes, em razão de idade, gravidez, status parental, com base em ideologias baseadas no conceito de «raça», em razão de gênero, identidades e expressões de gênero, em razão de experiências religiosas, matrizes culturais, nacionalidade, origem social e formação acadêmica.
 

Conheça as nossas iniciativas e juízos a respeito de Pessoas & Comunidade >
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.